Importância da Manutenção Preventiva para Portões Automatizados

Portão Automático: Saiba o Necessário Antes de Colocar em Casa
Dezembro 29, 2022

Importância da Manutenção Preventiva para Portões Automatizados

Sabe qual a importância da manutenção preventiva para portões automatizados? É algo mais importante do que julga.

O portão automatizado necessita de cuidados que garantam o seu bom funcionamento. Deve existir uma manutenção preventiva para evitar quaisquer problemas futuros.

Qual a importância da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é necessário, para ser possível identificar pequenos problemas, para não evoluírem para algo mais complicado e sobretudo caro.

A falta dessa manutenção pode causar problemas sérios ao equipamento e os seus componentes, podendo até mesmo o próprio portão partir em situações que impossibilitam a visita de um técnico, como nos fins de semana e feriados, ficando o imóvel ou empresa desprotegido durante o período da noite, por exemplo.

Assim, além de proporcionar um aumento da vida útil do automatizador e do portão, esta ação de prevenção reduz dores de cabeça e possíveis gastos desnecessários de correção e é claro, garante a sua segurança, a da sua família e a de qualquer outra pessoa que passe pelo portão.

Como fazer?

  • Atenção aos componentes do portão

É simples, mas muito importante sempre ficar atento aos detalhes diferentes que podem aparecer nos automatizadores, ou seja, observe se há desgastes, amassados, peças desencaixadas e outras avarias.

É importante também ficar de ouvidos atentos aos ruídos e barulhos incomuns, pois isso pode ser sinal de algum mecanismo travado ou fora do lugar. Se encontrar esses problemas, entre em contacto com o instalador capacitado e agende uma visita.

• Limpe e lubrifique

É fundamental que o seu portão esteja sempre lubrificado e livre de qualquer sujidade que possa interferir no seu trabalho. Se sentir que o portão está duro e seu abrir e fechar leva mais tempo do que o normal, saiba que pode ser um sinal de que está a faltar lubrificação.

  • Profissionais

Depois de identificar os problemas mais graves que precisam ser reparados, é hora de contar com a experiência de um profissional.

O profissional é quem vai avaliar com certeza se é hora de trocar algum componente que já está desgastado e corre riscos de falhar em breve.

Na JRG Portões terá a melhor solução para o portão automático da sua casa.