O portão ideal garante a privacidade e a segurança da sua casa e da sua família, como também compõe a estética da fachada do imóvel.
Mas, com uma ampla variedade de opções disponíveis no mercado, escolher o portão ideal não é uma tarefa tão simples. Assim, para facilitar e garantir que faça a escolha mais acertada, nós ajudamo-lo. Analisar uma série de fatores que envolvem o estilo da construção, espaço disponível, tipo de abertura do portão e nível de segurança necessário é essencial.
Tamanho do portão
O primeiro passo é definir o tamanho do portão (altura e largura). Assim, analise o espaço disponível na parede e o tamanho do veículo (em caso de garagens) para compreender as dimensões mínimas e máximas de segurança. Mas, lembre-se, é necessário deixar um espaço de, no mínimo, 1,5m de folga para a circulação de pessoas.
Modelo pronto ou sob medida?
Os modelos prontos, habitualmente, têm um custo mais baixo e, por serem a pronta entrega, não é necessário esperar o período de produção da peça. Porém, não apresentam tantas variedades de materiais e formas.
Já os modelos sob medida, podem ser adaptados a diferentes estilos e dimensões, assim é possível escolher todos os detalhes da peça.
Tipos de abertura
Assim como as portas comuns, os portões têm uma variedade de tipos de abertura. Este detalhe dependerá do espaço disponível no ambiente:
- Portão basculante: O mais utilizado em casas com o espaço é limitado, pela abertura vertical que dispensa o uso das laterais. Ao mesmo tempo, é um dos modelos mais bonitos e sofisticados do mercado, ideal para projetos mais modernos.
- Portão pivotante: A abertura é horizontal, como nas portas comuns, assim recomendado para casa com bastante espaço. Por ter de correr para dentro ou para fora do local instalado, pode, muitas vezes, invadir a calçada e atrapalhar a circulação de pedestres.
- Portão de correr: Com duas folhas, necessita de um espaço maior na lateral, pois deve correr para um dos lados da fachada. Assim, este espaço deverá ser igual ou maior do que a largura da primeira folha. Ideal para valorizar projetos mais clássicos, industriais e rústicos.
Tipos de portão
- Portão automático: Ideal para quem procura segurança e comodidade. O seu sistema de abertura e fechamento apenas pode ser efetuado por um comando de acionamento. Neste caso, recomenda-se a manutenção a cada seis meses e a aplicação de lubrificante nos rolamentos em todas as manutenções.
- Portão de alumínio: Extremamente leve e inoxidável, é uma ótima opção para portões automáticos, ao dispensar motores de alta potência, e muito resistente à corrosão e degradação do tempo. Porém, deixa o interior da garagem extremamente quente ou frio, prejudicando o conforto do lar.
- Portão de aço: Muito resistente e leve, é um dos tipos mais recomendados por arquitetos e outros especialistas. Com a necessidade de apenas uma limpeza regular, para que o material fique sempre bem conservado. Se, quer garantir mais resistência, opte aço galvanizado, com alta vida útil e resistente às intempéries e a oxidação.
- Portão de ferro: Mais barato, porém mais sujeito à ferrugem e oxidação, exigindo grande cuidado, especialmente em regiões litorâneas. Contudo, por ser um material mais pesado, é bastante resistente a impactos e, quando cuidado, dura por muitos anos.
- Portão de madeira: Versátil e multiuso, é utilizado em construções de casas de campo rústicas ou imóveis modernos e elegantes nos centros urbanos. Porém, nestes casos, recorra a materiais mais resistentes às mudanças climáticas. Assim, os portões de madeira maciça ou de demolição são os ideais.