Escolher o melhor motor para portão residencial: 4 dicas

A Importância da Manutenção do Portão
Junho 17, 2022
Comando de Portões de Garagem: como escolher o certo?
Agosto 16, 2022

Escolher o melhor motor para portão residencial: 4 dicas

Pode ser complicado escolher o melhor motor para portão residencial, mas temos para si 4 dicas que o vão ajudar nesta tarefa.

Avalie a potência do motor basculante

Um motor basculante consiste num portão automático em que a grade fica suspensa após o seu acionamento. Devido à necessidade de elevar e suspender a grade, é necessário que o motor usado consiga repetir os movimentos sem erros. Caso contrário, o usuário corre o risco de ter uma surpresa desagradável na hora de chegar ou sair com o carro.

Quando apresenta defeito, o motor basculante pode ainda efetuar o procedimento pela metade. Nesses casos, ele levanta a grade, mas não realiza o movimento de retorno. Logo, o local fica exposto.

Então, a resistência das peças constituintes desse tipo de motor para portão residencial é essencial para o pleno funcionamento. Na hora da escolha, portanto, é preciso ficar atento à potência do motor basculante. Ela deve ser condizente com o peso do portão. A potência máxima gira em torno de ½ HP. A título de informação, ela é o bastante para suportar aproximadamente 700 kg.

Cuidado com o motor deslizante

O motor deslizante é aquele modelo em que o motor movimenta o portão lateralmente. Muitas pessoas preferem esse modelo devido ao mecanismo de funcionamento. Então, é o modelo mais visto em residências, lojas e demais empresas.

Potência não é o maior problema associado a esse tipo de portão. Porém, é necessário se atentar quanto à resistência do modelo à chuva, principalmente se o portão estiver em uma área totalmente aberta.

Esse cuidado aumenta consideravelmente a vida útil do motor, já que ele não ficará tão propenso a sofrer processos de corrosão. Portanto, vale a pena pensar nesse detalhe antes da compra.

A complexidade do motor pivotante

O motor pivotante merece muita atenção do usuário. O mecanismo de funcionamento é parecido com a abertura e fechamento de uma porta dupla.

Logo, pode ser que esse não seja o melhor motor para portão residencial, o qual deve ser funcional. No caso de um motor pivotante, é preciso que haja um alinhamento entre resistência e precisão de instalação.

Isto porque esse modelo de motor deve ser potente e, ao mesmo tempo, evitar o contato com o solo. Caso contrário, ele pode apresentar travamentos durante a abertura ou fechamento.

Atente nas características essenciais de cada motor para o portão da sua residência

Para facilitar a escolha, basta levar em conta alguns aspetos:

  • potência do motor;
  • proteção contra a chuva;
  • RPM (rotações por minuto) — um motor com alta taxa de RPM será muito mais rápido durante o seu funcionamento.

Para mais informações acerca de automatismo e portões sinta-se à vontade para esclarecer as suas dúvidas connosco. Pode contactar-nos ou visitar o nosso site para ficar a par sobre os nossos serviços.