Comando de Portões de Garagem: como escolher o certo?

Escolher o melhor motor para portão residencial: 4 dicas
Julho 13, 2022

Comando de Portões de Garagem: como escolher o certo?

Precisa de um novo comando de portões de garagem? Saiba o que considerar ao escolher o seu comando para conseguir a melhor experiência possível.

1. Modelo e marca do portão de garagem

Geralmente, a caixa do motor dos portões automáticos tem gravada a marca. Esta indicação básica é uma forma de assegurar a compatibilidade do comando de portão universal.

No caso de ter o manual de especificações, entregue pela equipa técnica aquando da instalação, assim conseguirá perceber toda a informação necessária para escolher uma cópia direta.

Por outro lado, se vive num prédio e pretende copiar o comando do portão de garagem comum, o mais simples será pedir informação ao administrador do prédio ou condomínio.

2. Frequência e tipo de codificação

Um comando de portões de garagem emite um sinal de rádio que transporta um código, entre os vários tipos de códigos e de tecnologia de controlo que o sinal de rádio pode transportar.

Assim, a frequência mais comum tende a ser 433,92mhz. Contudo também existem sistemas com outras frequências, como os comandos multifrequências de 280-868mhz. Este acontece com a capacidade de duplicar códigos fixos, binários, trinários ou rolling codes.

3. O tipo de comando de portões de garagem pretendido

A oferta é vasta, com comandos de um, dois, três ou mais botões, com ou sem capa protetora e com ou sem gancho para acrescentar um chaveiro.

Uma das características mais importantes será o número de canais disponíveis. Isto é, um comando de quatro botões terá quatro canais diferentes, memorizando até 4 códigos distintos, desde sistemas de fecho central de automóveis, portões de garagem, portões automáticos a aplicações elétricas.

4. Tipo de gravação

Assim que conhecidas as características do sistema que se pretende acionar, e após definido o tipo de comando que se pretende, é importante perceber como programá-lo.

Poderá ser feita uma gravação da frequência de comando para comando (por proximidade) ou o universal poderá ter de ser adicionado ao recetor. Esta última opção implica abrir a caixa do recetor para aceder à placa de controlo e configurar conforme instruções do fabricante.

5. Preço

Finalmente, dominados todos os requisitos do recetor e emissor, e no caso de existirem vários produtos que sirvam o mesmo propósito, é o momento de olhar para os preços.

A equipa JRG Portões realiza a programação do comando de portões de garagem, ou caso necessário a reprogramação. Então, entre em contacto com a nossa equipa e obtenha resultados de qualidade garantidos.